sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Bibliografia da disciplina da Verônica Veloso

UNIVERSIDADE DE SOROCABA
Especialização em Pedagogia do Teatro
Disciplina: O corpo e o espaço na cena teatral contemporânea
Professora: Verônica Veloso

Bibliografia de referência
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BOGART, Anne; LANDAU, Tina. The Viewpoints Book. A Practical Guide to Viewpoints and Composition. New York: Theatre Communications Group, 2005.
BOGART, Anne; BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In Revista Brasileira de Educação, n.19, 2002, p.20-28.
BONFITTO, Matteo. O ator-compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002.
BRAZ, Luzia Carion. Iniciação ao Treinamento do Ator através da técnica desenvolvida por Klauss Vianna. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – ECA, USP, 2004.
COELHO, Teixeira. O que é ação cultural? São Paulo: Brasiliense, 2001.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. 2ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
______. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1998.
DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.
GUÉNOUN, Denis. O Teatro é necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004.
KATZ, Helena. Um, dois, três. A dança é o pensamento do corpo. B. H.: Helena Katz, 2005.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht na Pós-Modernidade. São Paulo: Perspectiva, 2001.
______. Texto e Jogo. São Paulo: Perspectiva, 1999.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
MARTINS, Marcos Aurélio Bulhões. Encenação em jogo. São Paulo: Hucitec, 2004.
MILLER, Jussara Corrêa. A escuta do corpo: abordagem da Técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus Editorial, 2007.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2005.
PICON-VALLIN, Béatrice. A arte do Teatro. R. J.: Teatro do Pequeno Gesto: Letra e Imagem, 2006.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico: uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, Capes, FAPESP, 2005.
______. Para desembaraçar os fios. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre: UFRS, setembro 2006. Dossiê Ensino de Arte.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
ROCHA, Glauber. Estética da Fome. In ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra, Embrafilme, 1981.
SOARES, Carmela Corrêa. Pedagogia do Jogo Teatral: uma Poética do Efêmero. O Ensino do Teatro na Escola Pública. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - UNIRIO, R. J. , 2003.
TARKOVSKI, Andrea. Esculpir o Tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
VIANNA, Klauss. A Dança. 2 ed. São Paulo: Siciliano, 2005.
VELOSO, Verônica G. Jogos do Olhar – procedimentos cinematográficos para a composição da cena teatral. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – ECA, USP, São Paulo, 2009.
XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
______. (org.) A experiência do cinema. São Paulo: Graal, 2003.
______. O Olhar e a Cena. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário