quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O CAUSO É SÉRIO! III ENCONTRO NACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS DE SOROCABA

Tema 2009: "A Voz e a Vez da Infância"

O Causo é Sério é um encontro anual que tem o propósito de reunir contadores de histórias e pensadores do conto nas narrativas orais, a fim de refletir a importância da arte de contar histórias na formação do ser humano. Este ano o tema será "A voz e a vez da infância", com destaque para as diferentes matrizes culturais e étnicas que compõem a formação das crianças brasileiras. O evento é uma realização do SESC Sorocaba e da UNISO – Universidade de Sorocaba e tem o apoio das Secretarias de Cultura de Sorocaba e Votorantim, com curadoria do grupo Balaio – Espalhadores de Histórias (Sorocaba).

De 5 a 10 de Outubro
Local: Uniso - Cidade Universitária
End.: Rod. Raposo Tavares, km 92
Informações na Central de Atendimento/Sesc – (15) 3332.9933
Assesseria de Comunicação/Uniso - (15) 2101.7009
Inscrições antecipadas no site http://www.uniso.br/.
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas.

Abertura

Espetáculo "O Balaio da Meninaiada"
Grupo Balaio - Espalhadores de Histórias
"Balaio da Meninaiada" é um espetáculo de narração de histórias que celebra a origem, a mistura dos povos, o caminho em busca de nossa identidade e o encontro com o que somos: um balaio, tecido por nossas raízes, onde guardamos histórias narradas, vividas e compartilhadas.
Dele retiramos histórias das três matrizes presentes no brasileiro: um conto africano: "Como o sol passou a brilhar no mundo"; - um conto indígena: "O sol dos karajás" e do universo caipira: "Causos e cantigas da noite e do dia".
Dia 5. Segunda, às 20h.

Cadastramento

Vivência Aconchegando
Grupo Balaio – Espalhadores de Histórias e convidados
Dias 6, 7, 8 e 9. Terça a sexta, às 13h.

Palestras

"Criança Nova... Criança Eterna"
Com Lydia Hortélio (BA)
Como um trem no trilho do tempo que faz uma viagem atemporal, parando em diversas estações e que, em sua bagagem, traz referências da cultura da infância traçando paralelos com o Brasil Contemporâneo.
Dia 6. Terça, às 14h30.

"A vez da voz do Matutinho"
Com José Rubens Incao
Apresentando a criança caipira e seu rico universo de brincadeiras solares e do imaginário popular tecido por meio dos assombrosos, tão presentes em suas narrativas orais, cujas marcas das culturas africana, indígena e ibérica são bem pontuais e se fundem no cotidiano dessa infância.
Dia 6. Terça, às 19h.

"A Voz de Nossas Crianças"
Com Adriana Friedman
A partir de diversos depoimentos de crianças pode-se traçar um panorama contemporâneo a respeito de quem é ela: Qual a leitura que faz da vida, do mundo, do outro e de si mesma? Dialogando com o seu entorno, pode encontrar sua voz e se reconhecer como sujeito em constante transformação.
Dia 7. Quarta, às 14h30.

"A vez da voz do pequeno Griot"
Com Juliana Ribeiro
A palestra tem como proposta apresentar e discutir os diversos aspectos ligados à criança no contexto das sociedades africanas. O papel da contação de histórias e transmissão de conhecimentos, a importância do brincar e do brinquedo e o processo de construção da identidade durante a infância na África são elementos fundamentais para a compreensão não apenas do continente africano, mas também da própria sociedade brasileira.
Dia 7. Quarta, às 19h.

"A vez da voz do Curumim"
Com Thini-á Fulni-ô
Por viver em contato direto com a natureza, a criança indígena tem uma vivência que lhe garante um olhar diferenciado sobre ela mesma e seu entorno, olhar esse integrado com o todo. As histórias que ela ouve trazem ensinamentos que reforçam a vida na aldeia e sua relação com o mundo natural.
Dia 8. Quinta, às 19h.

Oficinas

"A espalhadeira de palavras e seus apetrechos de ouvirimagens"
Com Chico dos Bonecos (MG)
Esta oficina oferece aos participantes a oportunidade de apreciar e experimentar as diversas manifestações da palavra vocalizada, explorar as articulações entre as palavras e os brinquedos e ainda estabelecer as fronteiras entre alguns pares conceituais: domínio público e autoria, literatura oral e oralizar literatura, adaptação e recriação, imprevistos e improvisos, contar a história e ler a história.
Dias 8 e 9. Quinta e Sexta, às 14h30.
Vagas: 35

"Pelas Ruas da Oralidade"
Com Lenice Gomes (PE)
Parlendas, adivinhas, cantigas, provérbios, travalínguas e trancoso. Nesta oficina a voz entra em cena e ocupa o espaço da palavra escrita com o objetivo de compartilhar com os participantes a teoria e a prática sobre este rico universo da oralidade, tão indispensável à prática do contador de histórias.
Dias 8 e 9. Quinta e Sexta, às 14h30.
Vagas: 35

"Eu quero histórias de boca: Experiências narrativas na escola"
Com Cristiane Velasco (SP)
Projeto originário de experiências de narração de contos, rodas tradicionais e relatos com crianças da Casa Redonda (Instituto Brincante/SP) que propõe o resgate da memória cultural e individual com o objetivo de sensibilizar o educador na busca interior de um contador de histórias disposto a encontrar o seu lugar na educação, preocupando-se com sua formação fundamentada na cultura da infância e na cultura popular.
Dias 8 e 9. Quinta e Sexta, às 14h30.
Vagas: 35

Balaio de Imagens – Exibição de Filmes Temáticos
- Curadoria de Olivia Brenga.
Balaio de Imagens propõe a reflexão através de filmes que dialogam com os temas sugeridos e propostos durante o encontro. Serão apresentados curta-metragens e longa-metragens, cuja temática é a infância, e que propõem um diálogo mais direto com as palestras que acontecerão durante o evento. Dessa forma, os temas explorados são as matrizes das crianças caipiras, africanas e indígenas.

Dia 06/10 - terça -feira, as 15h. Sessão de curta-metragens, seguida de debate. Exibição de "A Invenção da Infância", "Nuvens", "Tanza" e "Pajerama".
Tempo da sessão: 1h 10m.

Dia 07/10- quarta-feira as 15h.
Exibição de "Mutum" (1h 40 min), seguida de debate.

Dia 08/10- quinta-feira, as 15h.
Exibição de " Kiriku e a Feiticeira" (1h 15 min), seguida de debate

Narração de Histórias

Balaio de HistóriasCom Zé Bocca (Votorantim), Lenice Gomes (PE), Benita Prieto (RJ),
Thini-á Fulni-ô (PE)
Dia 9. Sexta, às 19h30.
Local: Biblioteca Infantil Municipal
End.: Rua da Penha, 673 - Centro
Indicação: 12 anos
Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

Ciranda de histórias
Com Tatiana Zalla (SP), Chico dos Bonecos (MG) e Cristiane Velasco (SP).
Os contadores de histórias farão uma ciranda de contos para pessoas de todas as idades.
Dia 10. Sábado, às 15h.
Local: Biblioteca Infantil Municipal
End.: Rua da Penha, 673 - Centro
Indicação: Livre
Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

Encerramento

Maracatu Leão da Vila
Com a presença de jovens e de grandes mestres, o Núcleo de Cultura Popular Leão da Vila apresenta o maracatu, uma das mais importantes manifestações da cultura popular.
Dia 10. Sábado, às 16h.
Local: Biblioteca Infantil Municipal
End.: Rua da Penha, 673
Indicação: Livre
Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário