quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Provérbio

Olá pessoal!

Este provérbio foi sugerido pelo Mário Persico para ser encaminhado ao grupo.
Uta pra todos,

Abegão


Este provérbio tem origem numa história do período conhecido por Primavera e Outono, que decorreu entre os anos de 770 e 476 antes da nossa era.
Os reinos de Qi e Yan eram aliados. A certa altura, a tribo Shanron do Norte invadiu o reino de Yan, e este pediu ajuda ao reino de Qi, que era mais forte do ponto de vista militar.
O rei de Qi, à frente das suas tropas, foi em socorro do seu aliado. Inteirados de que o exército do poderoso reino de Qi se aproximava, os invasores bateram em retirada em direção ao Norte.
Os Qis foram, então, em perseguição dos Shanrons, dirigindo-se também para Norte e penetrando, assim, em território inimigo.
A guerra teve início na Primavera e só terminou no Inverno seguinte, durando, portanto, quase um ano inteiro.
Quando regressavam, triunfantes, as tropas do rei de Qi desorientaram-se ao atravessarem um vale.
Era noite. O vento rugia. O frio era cortante. Os soldados estavam esfomeados. Que fazer?
A morte rondava o exército.
O rei de Qi já não conseguia manter a calma. Os pelotões de reconhecimento voltaram desanimados, sem terem conseguindo encontrar uma saída.
A situação era gravíssima.
Mas o primeiro-ministro Guanzhun, homem de extra-ordinária inteligência, estava tranqüilo. Os cães podem afastar-se de casa,mas voltam sempre, pensava ele. Por conseguinte, é provável que os cavalos façam o mesmo. E disse ao rei:
-Escolhemos alguns cavalos velhos e deixemo-los à solta, pois eles levar-nos-ão para fora deste vale.
O rei concordou, e os cavalos foram largados.
A idéia fora boa. Guiadas pelos velhos cavalos, as tropas do reino de Qi conseguiram sair do vale e encontrar o caminho de regresso a casa.
É desta história de tempos remotos que provém o provérbio Cavalo velho conhece o caminho, que quer dizer que são os homens mais velhos ou mais experientes as pessoas indicadas para orientarem qualquer trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário